terça-feira, 21 de junho de 2011

SOBRE MUDANÇAS, PARTE II

Houve uma fase muito difícil na minha vida, onde as mudanças e as perdas estavam sendo intensas, tristes, algumas dramáticas ate', e muitas a um so tempo.
Foi entao que encontrei um livro o qual me trouxe muita compreensão, e um certo alento ate', em relação a tudo que estava acontecendo.

Este livro se chama Perdas Necessárias, onde a autora Judith Viorst, escreve que "quando pensamos em perda, pensamos na morte das pessoas que amamos. Mas a perda e' muito mais abrangente em nossa vida, pois teremos que passar nao so pela morte, mas também por abandonar e ser abandonado, por mudar e deixar coisas para trás e seguir nosso caminho. E nossas perdas incluem nao apenas separações e partidas dos que amamos, mas também a perda consciente e inconsciente de sonhos românticos, expectativas impossíveis, ilusões de liberdade e poder, ilusões de segurança - e a perda do nosso próprio Eu jovem."

Pois uma mudança para outro pais, nao deixa de acarretar suas perdas...e ganhos também!
A conclusão mais adequada e' que a vida e' uma eterna e constante mudança.

Somos seres mutantes!!! Iniciando desde nossa concepção, onde o que nos originou foram duas microscópicas células. E desde entao as transformações e mudanças durante os nove meses de gestação, foram constantes. Ate a chegada do grande dia da primeira e maior mudança em nossa vida, onde abandonamos o útero materno, quente, aconchegante, acolhedor, seguro; para a luz, o frio, a claridade, e para todos os tipos de poluição de nosso mundo.

Pouco a pouco vamos nos adaptando, nos socializando e nos educando.
Todo tipo e classe de mudança seguem ocorrendo em nossas vidas.
De repente já nao somos mais bebes, já caminhamos, falamos e quando nos damos conta já estamos passando pelas turbulências das mudanças hormonais típicas da adolescência. E, onde ficou nossa infância?

Mudamos novamente e entramos na idade adulta tao rapidamente que quase nao nos damos conta de todas as mudanças pelas quais viemos passando ate o momento presente. E já quase nos esquecemos das que ainda estão por vir.

Mudar e' quebrarmos o maior paradigma de nossa existência: nosso conforto e nossa tranquilidade.
Mudar e' entender a lei da evolução.
Viver significa mudar.
E mudança segundo a definição encontrada no dicionário, significa "modificação do estado de algo; troca de lugar."

E e' ai que nos encontramos nos, eu e todos os que decidimos, por alguma razão, mudar de pais.
A mudança pode significar renovação, melhora de vida financeira, de estatus, mas seja qual for as mudanças que irao ocorrer, nem a sua vida, nem você, nunca mais serao a mesma!!
Jaciara C. Bridi Basso