terça-feira, 19 de julho de 2011

AVES E ALMAS - É a nossa jornada

As metáforas, conforme certa vez definiu um poeta, são pontes poéticas que o amor constrói e que fazem ligação entre coisas e conceitos.
As escrituras sagradas das diferentes tradições religiosas não raramente lançam mão de metáforas para tornar mais claro o entendimento das verdades do mundo espiritual. Metáforas - pontes poéticas que o amor constrói e que fazem ligação entre coisas e conceitos. E dentre as metáforas poéticas que os versos sagrados utilizam, uma das mais belas é uma passagem dos textos da Fé Bahá'i.....que compara o corpo físico a uma gaiola, e o espírito a uma ave que nela habita o espírito.
"Imaginar que o espírito perece ao morrer o corpo, é como imaginar que o pássaro morra ao quebrar-se a gaiola. Nosso corpo é apenas a gaiola enquanto o espírito é o pássaro. Nada tem o pássaro recear, porém, com a destruição da gaiola".
A morte física - um mergulho no infinito, a hora de voar... O suave voo das aves é uma metáfora visual a nos sussurar que a alma é livre das limitações impostas pela matéria. Uma metáfora visual e poética que se revela aos que se dispõem a enxergar além do que os olhos podem... Uma metáfora... E ao deslizar pelo céu, as aves nos recordam dos nossos entes queridos que já partiram. Todos os que deixaram para trás este mundo de provações e caminhadas, sonos e vigilias, noites e dias, esperanças.. E as aves nos recordam ainda que em breve também chegará a nossa hora de voar.
Da força das asas depende a altura a que se pode chegar... o corpo, frágil argila, sofre os efeitos do tempo. A alma puro sopro, é eterna.
Aproveitar os nossos breves e incertos dias para alimentar a nossa alma com coisas boas, uma dieta espiritual farta de amor e bondade, caridade, pureza, compaixão, perdão e justiça, virtudes, gratidão, Bem-aventuranças, de modo que, quando a hora derradeira bater à nossa porta, possamos voar com asas limpas e puras até as mais sublimes alturas.
(Texto recebido por email - não creditado nome do autor)